segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Plataforma maemo




A plataforma maemo, formada pelo sistema operacional maemo e por um SDK, é a parte de software dos Internet Tablets da Nokia. A classe de Internet Tablets compreende dispositivos cujo foco é em acesso à Internet e reprodução de mídia. Os Internet Tablets no mercado são o Nokia N800 e o novo Nokia N810.

O Nokia N800 Internet Tablet (ou simplismente N800) é um dispositivo com acesso sem fio à Internet originalmente lançado em janeiro de 2007. Apesar da forte associação da Nokia com celulares, o N800 não é um telefone. Ele permite navegar na Internet usando conexões Wi-Fi ou através de um telefone celular via Bluetooth.

O N810 tem muito em comum com o N800. O sistema operacional Internet Tablet OS 2008 rodam em ambos, mas existem diferenças marcantes entre eles. As novas características do N810 são: sensor para detecção de luz ambiente, GPS integrado, webcam frontal, teclado físico, entre outras.

Existem váras aplicações para a plataforma. Boa parte delas estão hospedadas no Web site https://garage.maemo.org/. Além de aplicações, podemos encontrar frameworks e ferramentas interessantes que auxiliam no desenvolvimento. Easy, ESBox, PluThon e BRisa são exemplos de frameworks e ferramentas desenvolvidos e mantidos pelo Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded - http://www.embedded.ufcg.edu.br/) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A seguir apresento as descrições deles:



O objetivo do Easy é encapsular a complexidade de associar serviços de multimedia (câmera, radio, microfone), de rede (Bluetooth) e de desktop (interfaces gráficas) provendo uma API de alto nível para o desenvolvimento de aplicações em Python.





ESbox é um plug-in do Eclipse que ajuda programadores a desenvolver aplicações para a plataforma maemo no Scratchbox Apophis. Ele suporta as liguagens C/C++ e Python e não requer um dispositivo.






PluThon é outro plug-in para o Eclipse que provê suporte ao desenvolvimento de aplicações em Python para a plataforma maemo. PluThon não requer Scratchbox. Desenvolvedores executam e depuram aplicações diretamente no dispositivo, o que acelera o desenvolvimento.




BRisa é um framework escrito em Python que permite a criação de dispositivos UPnP, focado em Media Servers e Media Renderer.

Inúmeras aplicações podem ser desenvolvidas utilizando os projetos acima. Nos próximos posts apresentarei algumas delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário